domingo, 26 de abril de 2009



O vírus da hepatite C é a causa de pelo menos 80% dos casos de hepatite originadas por transfusões sangüíneas, além de muitos casos isolados de hepatite aguda. Ele é mais comumente transmitido por usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas. A transmissão sexual é incomum. O vírus da hepatite C é responsável por muitos casos de hepatite crônica e por alguns casos de cirrose e de câncer de fígado. Por razões desconhecidas, os indivíduos com hepatopatia alcoólica freqüentemente também apresentam hepatite C. Algumas vezes, a combinação dessas doenças produz uma maior disfunção hepática do que poderia causar uma delas isoladamente. Parece existir uma pequena porcentagem de indivíduos saudáveis portadores crônicos do vírus da hepatite C.Causas
O vírus da hepatite C é uma causa comum de hepatite crônica. Aproximadamente 75% dos casos de hepatite C cronificam. O vírus da hepatite B, algumas vezes com o vírus da hepatite D, provoca uma procentagem menor de infecções crônicas. Os vírus das hepatites A e E não causam hepatite crônica. A hepatite crônica também pode ser causada por medicamentos como a metildopa, a isoniazida, a nitrofurantoína e, possivelmente, o acetaminofeno, sobretudo quando estes são utilizados durante um período prolongado.
A doença de Wilson, uma doença hereditária rara que envolve uma retenção anormal de cobre, pode causar hepatite crônica em crianças e adultos jovens. Não se sabe exatamente a razão pela qual os mesmos vírus e medicamentos causam hepatite crônica em alguns indivíduos e não a causam em outros ou a razão pela qual a sua gravidade varia. Uma explicação possível é que, nos indivíduos com hepatite crônica, o sistema imune reage exageradamente à infecção viral ou ao medicamento.
Em muitos indivíduos com hepatite crônica, nenhuma causa evidente pode ser detectada. Em alguns, parece existir uma reação exagerada do sitema imune, que é responsável pela inflamação crônica. Este distúrbio, denominado hepatite auto-imune, é mais comum entre mulheres que entre os homens.
Sintomas e Diagnóstico
Aproximadamente um terço dos casos de hepatite crônica ocorre após um episódio de hepatite viral aguda. O restante desenvolve-se gradualmente, sem nenhuma doença prévia evidente. Muitos indivíduos com hepatite crônica são assintomáticos. Entre os sintomáticos, os sintomas mais freqüentes incluem a sensação de mal-estar generalizdo, a inapetência e a fadiga. Algumas vezes, o indivíduo também apresenta uma febre baixa e um desconforto na região abdominal superior. A icterícia pode ou não ocorrer.
Ocasionalmente, podem ocorrer sintomas da hepatopatia crônica. Eles incluem a esplenomegalia (aumento de volume do baço), aranhas vasculares e a retenção líquida. Outros sintomas podem ocorrer, especialmente em mulheres jovens com hepatite autoimune. Esses sintomas podem envolver praticamente qualquer sistema orgânico e incluem a acne, a cessação dos períodos menstruais, dores articulares, a fibrose pulmonar, a inflamação da tireóide e dos rins e a anemia.
Embora os sintomas apresentados pelo paciente e as provas de função hepática forneçam informações diagnósticas úteis, a biópsia hepática (coleta de uma amostra de tecido para exame microscópico) é essencial para o estabelecimento do diagnóstico definitivo. O exame microscópico do tecido hepático permite ao médico determinar a gravidade da inflamação e se houve ou não o desenvolvimento de fibrose ou da cirrose. A biópsia também pode revelar a causa subjacente da hepatite.
Prognóstico e Tratamento
Muitas indivíduos têm hepatite crônica durante anos, antes de desenvolver uma lesão hepática progressiva. Em outros, a doença apresenta uma piora progressiva. Quando isto ocorre e a doença é devida a uma infecção pelo vírus da hepatite B ou C, o alfa-interferon (um agente antiviral) pode interromper a inflamação. Entretanto, trata-se de um medicamento caro que produz comumente efeitos adversos e a hepatite tende a recorrer uma vez o tratamento interrompido.
Por essa razão, este tipo de tratamento é reservado para determinados pacientes com a infecção. Normalmente, a hepatite auto-imune é tratada com corticosteróides, algumas vezes combinada com a azatioprina. Esses medicamentos suprimem a inflamação, resolvem os sintomas e melhoram a sobrevida a longo prazo. Apesar disso, a fibrose (formação de cicatrizes) hepática pode piorar gradualmente. Comumente, a interrupção do tratamento acarreta a recorrência do quadro e, conseqüentemente, a maioria dos indivíduos deve continuar a utilizar os medicamentos indefinidamente.
Ao longo dos anos, aproximadamente 50% dos indivíduos com hepatite auto-imune apresentam cirrose e/ou insuficiência hepática. Na suspeita de um medicamento ser a causa da hepatite, o indivíduo deve interromper o seu uso. Isto pode fazer com que a hepatite crônica desapareça. Independentemente da causa ou do tipo de hepatite crônica, qualquer complicação como, por exemplo, a ascite (líquido no interior da cavidade abdominal) ou a encefalopatia (função cerebral anormal) , exige tratamento.

19 comentários:

  1. Alguma dessas hepatites podem matar não sendo associadas a outras doenças?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza mata.Segundo alguns registros as hepatites normais e também infecciosas estão matando até mais que a Aids.A maioria das pessoas que tem hepatite, não se tratam e nem previnem essa doença isso inclue os infectados e os alcólatras, que,aliás,são essas as pessoas de difícil tratamento pois além do problema com alcolismo que vai prejudicando o figado de tal maneira e acabam tendo cirrose hepatica,que pode cegar e a pessoa pode morrer, já a Aids, é claro, assim como uma pessoa adquire o virus HIV, está jurado de morte, mas devido a prevenção, as campanhas que são em torno da Aids,muitos a evitam,E ISSO NÃO PODE ACONTECER!

    ResponderExcluir
  4. HEPATITE MATA UM MILHÃO E MEIO DE PESSOAS POR ANO,CUIDADO!

    ResponderExcluir
  5. Quando o fígado é infectado por um vírus, ele fica inflamado e sensível e pode também ficar inchado. As partes afetadas do tecido podem ser destruídas pela inflamação. A hepatite B é um tipo de hepatite séria e às vezes muito forte e fatal.

    Algumas pessoas que têm hepatite B desenvolvem o tipo crônico da doença. Isso significa que continuarão infectadas pelo vírus por um grande período de tempo e desenvolverão complicações devido à inflamação prolongada do fígado.
    Quais são os sintomas?

    Os sintomas da hepatite B podem aparecer no período de 4 semanas a 6 meses depois da pessoa ter sido infectada pelo vírus. Muitas pessoas que desenvolvem o tipo crônico da doença têm somente sintomas leves ainda que o vírus possa estar danificando o fígado.

    Os primeiros sintomas podem ser:

    - perda de apetite
    - febre
    - mal-estar geral
    - fadiga

    Outros possíveis sintomas incluem:

    - urticária
    - dor em determinadas juntas
    - no caso dos fumantes, perda do gosto pelo cigarro

    Sintomas que podem aparecer alguns dias depois:

    - náusea e vômito
    - falta de ar e gosto amargo na boca
    - urina de cor marrom escuro
    - pele e olhos amarelados
    - dor logo abaixo das costelas do lado direito, principalmente quando pressionadas
    - fezes de cor pálida e intestino mais solto do que o normal.

    A hepatite pode causar danos permanentes para o fígado. Alguns sintomas destes danos:

    - dor no lado esquerdo superior do abdômen devido a um aumento do baço
    - inchaço do estômago e das pernas
    - vermelhidão nas palmas das mãos
    - veias finas e compridas abaixo da pele ou facilidade de machucar-se
    - sangramentos no estômago ou esôfago

    ResponderExcluir
  6. •Essa donça pode deixar alguma sequela na pessoa que foi infectada com a doença mas que já está curada?
    •Uma pessoa pode pegar novamente a hepatite B ou C?

    ResponderExcluir
  7. Sequela da hepatite b:Pode se tornar crônica em cinco por cento dos casos,e a pessoa não poderá mais doar sangue.A mesma coisa para hepatite C.Quanto mais rápido a doença for tratada,menos chance de uma dessas hepatites virar crônica!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A segunda pergunta:como eu já disse,a única sequela comprovada é que:"a doença fique crônica"!

    ResponderExcluir
  10. Qual o nome do vírus ou bacteria que transmite essa doença?

    ResponderExcluir
  11. Não se trata exatamente de um nome,se trata de uma mutação de vírus,bactérias,que se ploriferam e tornam-se doenças,eles não se manifestam no corpo desta pessoa,em que acontece a mutação.As duas maiores vias de transmissão são pelo contacto de sangue infecado e as relações sexuais sem uso dos métodos contraceptivos.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. A HEPATITE PODE MATAR SIM!Com certeza mata.Segundo alguns registros as hepatites normais e também infecciosas estão matando até mais que a Aids.A maioria das pessoas que tem hepatite, não se tratam e nem previnem essa doença isso inclue os infectados e os alcólatras, que,aliás,são essas as pessoas de difícil tratamento pois além do problema com alcolismo que vai prejudicando o figado de tal maneira e acabam tendo cirrose hepatica,que pode cegar e a pessoa pode morrer, já a Aids, é claro, assim como uma pessoa adquire o virus HIV, Aids,muitos a evitam,E ISSO NÃO PODE ACONTECER!

    ResponderExcluir
  14. Só corrigindo,quem tem Aids,não está jurado de morte!Isso depende de um organismo para o outro!

    ResponderExcluir
  15. A HEPATITE PODE MATAR SIM!Com certeza mata.Segundo alguns registros as hepatites normais e também infecciosas estão matando até mais que a Aids.A maioria das pessoas que tem hepatite, não se tratam e nem previnem essa doença isso inclue os infectados e os alcolistas, que,aliás,são essas as pessoas de difícil tratamento pois além do problema com alcolismo que vai prejudicando o figado de tal maneira e acabam tendo cirrose hepatica,que pode cegar e a pessoa pode morrer, já a Aids, é claro, assim como uma pessoa adquire o virus HIV, Aids,muitos a evitam,E ISSO NÃO PODE ACONTECER!

    ResponderExcluir
  16. Se alguém que entrar neste blog,tiver alguma dúvida sobre nomes técnicos,pergunte!

    ResponderExcluir
  17. nossa! em 20 dias a esposa de um amigo da minha familia faleceu de hepatite. Faleceu ontem e ninguem tá entendendo nada.Os exames que os médicos fizeram praticamente nem sairam ainda. Eles pensaram que era um tipo tal de hepatite depois de um tempo era outro tipo e nessa ficaram praticamente 15, sem fazer nada.É um absurdo.Ela faleceu deixando um filho de 6 anos e um bebe lindo de 7 meses. Muito triste. E sim, Hepatite mata.

    ResponderExcluir
  18. Alguma curiosidade que quase ninguém saiba sobre hepatite b e c , é pra um trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Harrah's Philadelphia - MapyRO
    Harrah's Philadelphia Casino and Racetrack. 밀양 출장안마 777 Harrah's Blvd. Chester, PA 용인 출장샵 19013. Directions · 당진 출장마사지 (484) 636-7630. Call Now 삼척 출장마사지 · More Info. Hours, Accepts Credit 공주 출장안마 Cards, Accepts

    ResponderExcluir